segunda-feira, 8 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
PROPÓSITOS GERAIS DO PORTFÓLIO:
1. Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão linguagens diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas;
2. Proporcionar a integração entre teoria e prática no âmbito do ensino da língua materna;
3. Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1 – Educação Infantil;
4. Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens;
5. Sistematizar as produções para evidenciar os progressos nas aprendizagens;
DESCRITORES DO PORTFÓLIO
(CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO)
1. Cumprimento dos propósitos gerais;
2. Cumprimento do propósito específico;
3. Cumprimento de prazos (postagens semanais, socializações agendadas, etc)
4. Construção processual (ao longo do semestre)
5. Organização que facilite a compreensão das produções;
6. Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;
7. Correção linguística dos textos (conforme as situações comunicativas, aos gêneros e aos tipos textuais, etc.)
8. Utilização de múltiplas linguagens (vídeo, áudio, imagens, etc.)
9. Existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas;
10. Apresentação de síntese conclusiva;
Rosângela, suas postagens estão em atraso. Infelizmente, as postagens que fez (atrasadas e pouquíssimas) não refletem um processo de aprendizagem da disciplina. Percebe-se grande dificuldade para atender os propósitos e descritores.
ResponderExcluirDentre os propósitos, as maiores dificuldades se focalizam no manuseio de ferramentas tecnológicas (seu portfólio não evidencia o uso de diversas ferramentas, se resumindo à escrita; insuficiência na relação teoria/prática (não há exploração dos textos, dos conceitos trabalhados, etc.); falta de evidências acerca das temáticas que envolvem a disciplina (não há reflexão sobre os 3 textos trabalhados até o momento)e, por fim, não atende ao propósito que indica a sistematização de produções para evidenciar os PROGRESSOS nas aprendizagens.
Em relação aos descritores, de modo geral, identifiquei problemas em relação ao cumprimento dos propósitos gerais, ao cumprimento de prazos, ao processo de construção ao longo de semestre, à capacidade de análise/reflexão, à utilização de múltiplas linguages, à existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas.
Diante disso, sugiro que faça uma avaliação alternativa (portfólio escrito - entregar atualizado com todas as reflexões na próxima 5a. feira, sem falta - ou as Avaliações Escritas - enviei por e-mail)